Amizade

11 maio

(Ilustração feita em casa, como treino)

Qual a diferença entre a amizade infantil e a amizade adulta? Estive pensando sobre isso e decidi escrever. Não para crucificar uma ou outra, mas descobrir o que cada uma tem de bom.

Lembro-me das amizades que fiz na minha infância. Naquele tempo, parecia que eu jamais me separaria dos meus amigos. Parecia que eles sempre estariam ali comigo, eu não tinha medo de que fossem embora. Ao mesmo tempo, eu vivia mudando de cidade e adorava! Por isso deixei muitos para trás sem nem sequer me importar. Por mais que amasse meus amigos, eu sabia que faria novos na próxima cidade. Eu nunca estaria sozinha.

Me tornei adolescente e as amizades se tornaram ainda mais fortes. Eu defendia meus amigos com unhas e dentes, seja lá qual fosse a ameaça, e isso era mútuo. Minha opinião era transparente enquanto pessoas falsas eram apedrejadas em praça pública. O maior medo que me assolava era o medo de perder meus amigos. Nunca mais desejei mudar de cidade, não queria me distanciar.

Mas, como já disse no post sobre o livro O Enigma do Quatro, as pessoas surgem em nossas vidas, cumprem seu papel e depois simplesmente seguem seus caminhos. E por mais que telefonem e mandem e-mails, todos mudam com o tempo. Como ema e avestruz, separados geograficamente por milhões de anos, cada um se adapta à sua realidade, e a vida segue.

E assim surgem as amizades adultas: depois de muito fazer grandes amigos, e estes se tornarem colegas, e então conhecidos, e então desconhecidos. Com os anos, cada um cria um escudo em torno de si, contra o desapontamento e a solidão. Mas este escudo é grande demais e atrapalha a visão de quem o usa.

Meses atrás eu me sentia sozinha e sem amigos. Confesso!!! Mas então tomei a decisão de jogar o escudo pela janela e me aproximar mais dos outros, sem medo. Assim descobri que quase todos se sentiam tão sozinhos quanto eu, muitos amigos me confessaram isso. Agora alguém me responda: isso faz sentido? Se várias pessoas se sentem sozinhas, por que não se juntam e ficam felizes e saltitantes até que o imprevisto os separe?

É essa a equação: somar o que há de melhor em cada época da vida. A despreocupação da infância, a lealdade da adolescência e as facilidades que os adultos têm em dar manutenção a amizades distantes. Essa é a minha equação, da minha vida. E é com base nela que eu vou evoluir para o próximo estágio. E você, já pensou na sua forma de amizade?

Violeta Flor do Cerrado. Nunca mais ouvi falar de você, amiga. Você não existe na internet! Será que escrevendo seu nome aqui, um dia você me acha? =)

10 Respostas to “Amizade”

  1. Brueh maio 12, 2009 às 10:25 am #

    mto bom esse texto… amigos verdadeiros depois de adultos são muito dificil de encontrar, mesmo assim, eu acho que fiz bons amigos e isso me faz muito feliz!

    Te amo muito princesinha! t+

  2. Pri Skywalker maio 14, 2009 às 7:53 am #

    hum… eu estou enquadrada nos amigos que ficaram, certo?
    *insegurança
    Não me culpe por ficar longe…afinal eu chamei você e o Luís para comprar muamba na Bolívia!
    Um ótimo programa, diga-se de passagem…
    Pô…um par de tenis por 25 reais???!!!
    huahauhauhauhauhauauhauahuahuahauhauha
    Brincadeiras a parte… agora você está ferrada, vou te incomodar sempre que for possível.
    Isso me lembra que tenho uma festa para convidar vocês.
    Aguarde minha ligação honey!

  3. Pri Skywalker maio 14, 2009 às 8:20 am #

    Só para constar, semana passada eu estava pensando quanto tempo faz que eu e você não temos um tempo só nosso. Quando foi a última vez que sentamos para conversar como duas amigas? 7ª série? 8ª série?
    Será que o Luís deixa eu te roubar por um momento pra gente poder falar bobagens e inutilidades,e falar sobre nossas vidas? como antes?
    Sabe…cinco minutos atrás eu percebi que eu não tenho a mínima noção do que anda acontecendo com você. E não é só você. Relaxei com o Vini também. E muitas outras pessoas.
    Interessante como o tempo passa…acho que vou comprar o tal “Enigma do quatro”

  4. Karen Soares maio 16, 2009 às 12:17 pm #

    Huahuahuahuahua…
    Relaxa, Pri! Você se enquadra nos que ficaram.
    Mas mesmo assim eu tô esperando sua ligação, viuuu? =D

    Se quiser, pode me roubar em qualquer sábado à tarde. O Luís tem compromisso, e eu sempre procuro alguma coisa interessante pra fazer!

  5. Pri Skywalker maio 20, 2009 às 9:48 am #

    \o/

  6. Greicy maio 21, 2009 às 11:31 am #

    Parabéns pelo texto… é lindo sniff sniff… hehehe
    acho que vou ligar para os meus amigos que deixei no tempo…
    Parabéns!

  7. Ivan - Copy maio 22, 2009 às 12:02 am #

    Quando eu crescer, quero escrever tão bem quanto você. Muito bom este seu texto e o final então…Uau!!!

  8. Murillo maio 26, 2009 às 1:36 pm #

    Nhhhaaa Kareennn q bonito esse texto =]

    Como você,tive amizades em diferentes épocas da vida,e cada uma com sua peculiaridade,umas nem tão marcantes,mas não menos importantes. Você disse muito sobre a amizade,os riscos que corremos,os imprevistos que inevitavelmente acontecem numa amizade. Garanto uma coisa,por mais obstáculos que apareçam,como um dos piores,a distância,não vou me esquecer nunca de uma inesquecível amizade ^^

    Belo texto!! Gostei muito

    =*

  9. Renan julho 30, 2009 às 3:15 pm #

    Hum…
    Ta mudando de assunto ¬¬”
    eu só quero que as pessoas sejam felizes e vivam em paz sem guerras.
    E também peço para as pessoas que não são seus amigos não tratem como inimigas. Além de vc criar mais guerra,se vc precisar de ajuda,não vão poder se entender.
    Aff,e eu não estou aqui dando moral,não basta falar,escrever e achar bonito.
    Tem que botar na prática,depois não reclamem se existe muitas pessoas falsas,se todos fizerem sua parte o mundo sera purificado!
    Ahhh então tchau!!!

  10. Renan julho 30, 2009 às 3:22 pm #

    E mais uma coisa…
    Aproveitem a vida,não fica perdendo tempo fazendo besteira,se a vida foi criada para viver.(eu disse VIVER,isso inclui ficar longe do pc e ficar com seus amigos,pais ou seja lá quem for)
    Esse mundo só esta assim por falta de: compreensão,conversa e respeito!
    mas todos comentam em blogs coisas desse tipo e la fora eu vejo a mesma coisa sem nenhuma modificação,ja virou rotina!
    Eu só torço para que dê tudo certo,se existe milhares e milhares de humanos nesse mundo,é porque vocês precisam conviver bem juntos,em paz e harmonia.

Deixe um comentário

