Material de desenho

6 jul

Encontrei minha máquina fotográfica! Eu estava há tanto tempo procurando por ela, e no final das contas descobri que eu tinha emprestado pro meu pai. 😀

Aproveitei pra fotografar as coisas que eu uso pra desenhar e postar aqui no blog!

Nada de muito especial, mas dá pro gasto!

.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

.


Pra começar, uma lapiseira bic 0.7, com essa almofadinha em volta (sim, sou fresca, e detesto calos). Já me falaram que isso é almofadinha de se ensinar criança a escrever… Mas quem se importa?

E essa borracha que eu uso é ruim. Preciso comprar uma branquinha daquelas de 20 centavos, são as melhores! 😀

.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

.


Essas são as minhas canetas nanquim descartáveis Staedtler. Até ontem eu tinha a 0.8 e a 0.3, que na verdade são uma caneta só, mas dá pra trocar o “miolo”. A 0.8 eu uso quando preciso pintar alguma coisa de preto, e a 0.3 vai ficar um pouco encostada agora, porque hoje comprei uma 0.2 pra fazer quase tudo, e uma 0.05, para os detalhes.

.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

.


Até pouco tempo eu não sabia que se usa tinta branca pra fazer mangá! Pensei que fosse só preto mesmo, mas agora eu sei que a tinta branca pode ser usada para apagar pequenos erros, e fazer estrelas num céu preto. Foi por isso que eu comprei uma guache e um pincel bem fino. Não sei se fica legal pra apagar essas canetas descartáveis, mas vou fazer alguns testes… Tem erros que são mais fáceis de apagar antes de digitalizar!

.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

.


Isso é… uma vergonha! Eu tô usando esquadro de escola! Preciso de uma régua decente com urgência, mas eu só lembro disso quando preciso usar…

.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

.


Sulfite branco A4 para rabiscar e fazer alguns desenhos… e uma prancheta! (Um dia ainda terei uma mesa de desenho 🙂 )

.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

.


Esse é o papel milimetrado de que eu falei, próprio para desenho. É A4, mas é muito bom! Eu estou fazendo meu mangá neles. Minha pseudo-prima Giovanna que me deu.

.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

.


Esses são alguns dos mangás que eu uso para pegar referência…

.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

.


E esses são alguns livros muito bons sobre histórias em quadrinhos!
Essa primeira revista eu nem sequer sei o nome, pois ela está inteirinha em japonês! Mas olhar as figuras já ajudou bastante! (risos)
Os outros dois eu já li, reli, tre-li, e leria de novo, e eu recomendo!

  • Scott McCloud, Desenhando Quadrinhos
  • Akira Toriyama, Mangaka
  • Os dois livros falam sobre os mesmos assuntos: criação de personagens, expressões, ambientes, enquadramento, narrativa, perspectiva, movimento, ferramentas de desenho, e muitas outras coisas, porém possuem abordagens completamente diferentes. Recomendo que você leia os dois!

    .

    ~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

    .


    E pra finalizar, este é o tablet que eu peguei emprestado do Luís. Não testei pintar com ele ainda, mas eu sei que no início eu vou fazer tudo muito feio, e depois eu pego o jeito. 🙂

    .

    ~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

    .

    Então é esse meu material. Por enquanto eu só preciso de uma régua decente (de uns 30cm), e de uma borrachinha vagabunda, mas eu vou comprando mais coisas assim que sentir necessidade.

    E você? O que usa pra desenhar?

    30 Respostas to “Material de desenho”

    1. Murillo julho 6, 2008 às 4:12 pm #

      Ahhhh q chic!!

      Mas veja pelo lado bom bia,se os artistas vendem aquelas obras deles usando só carvão,vc usando essas coisas tá mais q bom hhhuhhAhuauha

      =**

    2. luis brueh julho 6, 2008 às 9:38 pm #

      que legal amor!!!! hahaha meus coments não aparecem msm no seu blog. mto estranho.. ja tinha comentado esse topico beeem antes. bem vamos lá: “faltou o scanner e o pc, mas isso é o de menos” valeu pela ajuda =) amo vc

    3. Hiler julho 7, 2008 às 1:49 pm #

      Biaaaaaaaaa
      Eu n uso nada pra desenhar pq…
      EU NAO SEI DESENHAR *se joga da janela*
      i.i

    4. sakura dezembro 6, 2008 às 3:11 pm #

      vlw bia
      agora sei o basico q eu
      tenho q comprar para desenhar
      mangá!!!:D

    5. mat316 maio 5, 2009 às 8:03 pm #

      oq vc usa para pintar????
      vc ñ pinta????

    6. Karen Soares maio 7, 2009 às 12:36 pm #

      mat316,
      Eu digitalizo meus desenhos e pinto no photoshop.
      Agora é que estou começando a pintar na mão mesmo… em breve postarei os desenhos novos aqui no blog =)

    7. Dário julho 12, 2009 às 10:12 am #

      Gostei mto das tuas dicas! Estou a treinar para desenhar a algum tempo mas sou mto amador ainda. Já comecei “tarde” mas não me importo, quero mesmo aprender e eventualmnte criar uma história em manga! Obrigado pela força e diverte te mto!

    8. jefferson julho 23, 2009 às 7:52 pm #

      não fixa triste seu material e vagabundo, mais o importante e que nunca desista e tente melhorar a situação, e ser uma ,estra mangaká

    9. morg agosto 29, 2009 às 9:31 pm #

      gostei do seu site vc pode mandar um desenho especialmente para mim no meu email?estou tentando aprender com seus desenhos!

      nome:luiza
      idade:10anos
      eu moro em:s-p

      obigada!!!!!!

    10. ketrin setembro 27, 2009 às 5:01 pm #

      tsc….o que eu uso pra desenhar?Oõ caneta preta (q eu uso no colégio…portanto tá quase acabando xD),lápis de escrever,uma régua láscada que eu usava na 5ª série ¬¬’,borracha do colégio U.Ú e pelo menos vc tem prancheta….eu uso o espaço onde fica o teclado do pc pra desenhar *detalhe: daí num tenho onde colocar o teclado….então deixo ele de lado e desenho com o braço em cima dele O.O’ e mesmo assim ainda tento desenhar mangá… mas só fiz rascunho do 1º volume U.Ú e um rascunho de capa….se quiser conferir:
      http://mangakzg.blogspot.com/
      bye bye!!! e boa sorte com seu mangá xD

    11. July novembro 3, 2009 às 1:18 pm #

      Boa tarde!

      Fica a dica de uma loja virtual, onde você encontrará todo tipo de materiais para desenho e pintura!

      http://www.artcamargo.com.br

    12. Sidney Silva dezembro 2, 2009 às 2:50 pm #

      Olá Karen Soares, quero parabenizá-la pelo belíssimo blog!
      Você manda muito bem no desenho, adorei suas ilustrações. Outra coisa, material bom ajuda muito, mas o que vale mais é a técncia e você tem de sobra… “Mais vale um lápis velho nas mãos de uma expert do que um lápis e uma borracha nova nas mãos de uma leiga”.
      Visita meu blog, será um prazer! Estou para adicionar links externos nele, caso queira, poderei adicionar o seu para ajudar ainda mais á lhe encontrarem, posso?
      Abraço!

    13. debora dezembro 30, 2009 às 4:33 pm #

      vc sabe desenha com esas coisas deve desenha infinitamentepor% ne eu ñ desenho nada + to aperdemdo poriso emteri nese site para depois eu pidia para meus pais brigado por me ajuda bjk!!!!!!!!!!!!!!111

    14. lucas valadao rocha janeiro 29, 2010 às 6:14 pm #

      add meu blog…… ta muito bom

    15. Geeeeeorge novembro 20, 2010 às 11:43 pm #

      eu sei desenhar mangá, só qee eu uso caneta ( pra fazer um desenho inteiro ) e lapis ( pra fazer outro desenho inteiro )

      agr qee eu sei disso aê, vou tentar fazer um mais “pro”

      vlw pela dica ;*

    16. Raquel novembro 21, 2010 às 11:16 pm #

      Oi, eu gostaria de saber onde compro esse tipo de material..
      queria saber se existem kits com eles… pra quem tá começando a desenhar… por favor, me avisem se souberem

      • Karen Soares janeiro 23, 2011 às 8:54 pm #

        Oi, Raquel.

        Se você está começando, sugiro que não se preocupe muito com a questão dos papéis e canetas, pode usar papel sulfite mesmo e o lápis de sua preferência.

        As canetas Staedtler podem ser compradas em qualquer papelaria, apesar de que hoje em dia eu nem as uso mais… tenho preferido digitalizar os desenhos à lápis. (pra falar a verdade, acho que eu deveria atualizar essa lista que publiquei aqui).

        Uma atenção especial à borracha: aconselho a usar uma Staedtler, custa uns R$ 5,00.

        No mais, opte por investir seu rico dinheirinho em livros que ensinem boas técnicas 😉

    17. Anildo Motta janeiro 7, 2011 às 4:43 pm #

      Olá karen. Estava a procura de informações sobre desenhos mangá e mim deparei com o seu blog que mim foi muito útil. Achei engraçada a maneira humoristica que escreve. Visite também o meu site que é de desenhos e pinturas de retratos, espero que goste. Boa sorte e parabéns!

      • Karen Soares janeiro 23, 2011 às 9:01 pm #

        Muito obrigada, Anildo!
        Eu me esforço para escrever de forma atraente para quem lê.

        Eu visitei seu site, inclusive deixei um comentário por lá. Adorei o retrato do Harrison Ford, você é muito talentoso!

        • max felix julho 15, 2012 às 4:25 pm #

          você e muito gata, tem um talento enorme,e milhares de coisas.

    18. Andressa Uzumaki Senjuu Hyuuga maio 9, 2011 às 2:22 pm #

      Muito bom seu post meus parabéns. E como você também sonho em ter minha própria mesa de desenho, só tenho uma prancheta velha de plástico, aquele trequinho de metal pra pender a folha ta até enferrujado. Por enquanto para desenhar uso uma lapiseira 0.5, um lápis nº2, uma dessas borrachas de 20 centavos, caneta esferográfica preta (dessas de escola mesmo, da compacto), régua, esquadro, compasso, e apesar de ter e nunca usar um transferidor.

    19. neto agosto 31, 2011 às 8:02 pm #

      obrigado por suas dicas

      tambem sou louco por mangá

      eu to tentando fazer um
      se vc quiser adc meu msn
      vai ser legal te conhecer
      e obrigado

    20. Guilherme fevereiro 5, 2012 às 9:04 pm #

      E AE KAREN, EU QUERO AGRADECER, POIS EU TAMBEM TENHO O SONHO DE SER MANGAKÁ, POR ISSO TREINO MUITO PARA TER DESENHOS BONS, (ME DA RAIVA QUANDO DIZEM Q ALGUEM SO VAI SABER DESENHAR SE TIVER O “DOM” ) SE EU NAUM TENHO ESSE DOM EU CRIANDO ELE NA MARRA AUSH AUSH AUSH , QUERIA T PEDIR PARA Q ME ADD NO MSN EU QERIA TE PEDIR UMAS DICAS MEU YMAIL É:
      naruto.veneral@hotmail.com , vlw…..

    21. israel s.a março 5, 2012 às 3:03 pm #

      muito bom ,nunca fiz curso mas sei desenhar

    22. maxmiliano março 31, 2012 às 4:25 pm #

      tem umas canetas bem legais pra desenhar mas nao sei os nomes delas ainda; quando eu descubrir eu conto a vcs!

    23. Sara Morais julho 6, 2012 às 9:46 am #

      Muito fantástico!
      Meu nome é Sara e tenho apenas 11 anos mas consigo fazer alguns traços em Mangá. Eu sou apaixonada por mangá e todos os meus amigos que realmente me conhecem sabem disso.
      Estou sempre desenhando nos cadernos de escola! s2
      Eu gostaria de pedir para receber emails com mais dicas de mangá!
      Muito obrigada Karen!

      Muitos beijinhos;*
      Sara Morais

    24. max felix julho 11, 2012 às 2:21 pm #

      você é legal, desenha maravilhosamente, e entre outras coisas, desenhar eu sei, só não sei pintar muinto bem os desenhos.

      ha, e não vai dar para me responder por e-mail ou site não, porque eu não tenho, e eu odeio site ou e-mails.

    25. sieg4 agosto 23, 2012 às 8:29 pm #

      Muito bompost,me ajudou pra caramba, você é 10! 😀

    26. jordan agosto 30, 2012 às 2:42 pm #

      ooola eu tb to fazendo um manga, e curto fazer amizade com pessoas que gostam de fazer tb c for possivel me add no msn podemos trocar ideias (: , jordan.slash@hotmail.com

      • Yun Lee março 7, 2014 às 9:55 am #

        Nossa meu deus você não quer me vender este volume do Paradise Kiss não ?

    Deixe um comentário

